Seminârio I

I - Título

Aprender tem que ser gostoso...

II - Justificativa

Quando se discutem novos rumos em educação, surgem questionamentos relacionados à nossa prática pedagógica, às vezes tão desvinculadas de ações prazerosas e estimulantes. O mundo globalizado exige mudanças. Corremos o risco de estarmos preparando nossos alunos para um mundo que não existe mais.

III - Objetivos

- Estimular uma reflexão sobre uma ação pedagógica mais significativa e prazerosa.
- Relembrar a importância das necessidades humanas no processo educativo.
- Proporcionar um aprofundamento, de forma prática e eficaz, dos aspectos ligados à motivação humana.
- Apresentar um modelo de trabalho pedagógico baseado num Núcleo Interessante.

IV - Conteúdo

1ª parte

  • Os quatro pilares básicos da Educação.
  • As necessidades Humanas.
  • Motivação intrínseca e extrínseca.
  • Os Toques.
  • Etapas e Leis da Aprendizagem.
  • Núcleos Interessantes.

2º parte

  • A importância da Motivação.
  • Inteligência e Vontade.
  • Reconhecer o que é Essencial, Importante e Acidental.
  • Fases do desenvolvimento anímico: O Querer, O Sentir e O Pensar.
  • O trabalho como forma de realização humana.
  • A agenda eficaz.

V - Metodologia

Exposição oral, debates de situações problemas, dinâmicas de grupos.

VI - Recursos Materiais

Kit multimídia ou retro-projetor, toca CD, textos xerocopiados (opcional), papel sulfite (2 por pessoa).

VII - Duração

6 a 8 horas de duração.

VIII - Público alvo

Destina-se a professores, psicólogos, diretores, orientadores, coordenadores, supervisores, psicopedagogos, pais de alunos.

Maria Augusta Sanches Rossini


Agência Digital ICOMP